Pela mera visualização dos conteúdos deste site não se estabelece entre o utilizador e a Osteopatiasaúde, qualquer relação profissional.
Assim, a Osteiopatiasaúde declina toda a responsabilidade caso algum utilizador deste site não considere o respectivo conteúdo como acima especificado.
A reprodução de parte ou de todo o conteúdo do presente site por qualquer forma, seja em papel, meio electrónico ou outro, para efeitos não individuais e particulares, nomeadamente para efeitos da sua divulgação ou utilização comercial, inclusão em obra ou publicação, é expressamente proibida.
É igualmente proibida a utilização de imagens de pessoas exibidas no site. As referidas imagens são propriedade da Osteopatiasaúde ou usadas com a sua autorização, pelo que qualquer uso não autorizado das imagens pode violar a legislação vigente.
Este site contém links para outros sites. A Osteopatiasaúde não é responsável pelos conteúdos destes últimos, nomeadamente pela sua conformidade no que toca à protecção de dados pessoais, direitos de autor e outros.
Data última actualização: Setembro 2019
Termos de Utilização
OSTEOPATIASAÚDE
Ligue já: 965 436 941 217 967 889
"A dor é inevitável,
O sofrimento é opcional"
Carlos Drummond de Andrade
Descubra o que a osteopatia pode fazer por si, ligue-nos agora
Má postura e gestos inadequados provocam dores nas costas
Diariamente todos nós assumimos posturas e gestos inadequados que comprometem inconscientemente toda a nossa estrutura músculo-esquelética. As lesões mais comuns resultante das más posturas localizam-se sobretudo na região cervical e na região lombar devido a inúmeros esforços e sobrecargas inadequadas.
A coluna lombar é a principal região afetada quando fletimos o tronco com as pernas estendidas para levantarmos determinados pesos. Em termos biomecânicos, o levantamento de peso com as pernas estendidas provoca um aumento de quinze vezes mais de peso exercido na nossa coluna.
As más posturas e os gestos inadequados que muitas vezes assumimos de uma forma viciosa, contribuem para o desajustamento funcional de todas as estruturas peri-articulares (ossos, músculos, ligamentos, tendões, cartilagens e debruns articulares). As más posturas provocam uma congestão sanguínea nas zonas afetadas, um défice no transporte de oxigénio e nutrientes aos tecidos, o que reduz a capacidade funcional das estruturas envolvidas - a mobilidade articular.
O sistema respiratório sofre com as más posturas, quando se adota uma posição inadequada, provocando tensões musculares, em particular nos músculos responsáveis pelos mecanismos de inspiração e expiração, impedindo assim o bom funcionamento de entrada e saída de ar no organismo. Ora, uma vez havendo uma restrição na entrada e saída de ar, a perda de energia no corpo é inevitável, limitando uma vez mais todo o funcionamento adequado do organismo.
A má postura contribui para estados de stress, uma vez que é exigido ao organismo um esforço suplementar para sustentar e encontrar o equilíbrio contrariando a posição viciada. Esta exigência provoca um aumento na estimulação das hormonas responsáveis pelos estados de stress. Por conseguinte, torna-se imprescindível o reajustamento de todas as estruturas músculo-esqueléticas afetadas pela má postura, para se conseguir de novo o equilíbrio e a harmonia do nosso corpo.
As lesões músculo-esqueléticas provocadas por má postura, se não forem tratadas e corrigidas atempadamente pelos profissionais de saúde (entre os quais – o osteopata) poderão acelerar o processo de degeneração articular.
Ao contrário da má postura, a boa postura promove bem-estar e uma qualidade de saúde.
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
DORES NAS COSTAS ? Hérnias e protusões discais, ciáticas, lombalgias, dorsalgias, artroses ...
LESÕES PROVOCADAS PELO TRABALHO ? Má postura, stress, esforços repetitivos...
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
Prestamos cuidados de osteopatia ao domicílio na região da grande Lisboa.