Pela mera visualização dos conteúdos deste site não se estabelece entre o utilizador e a Osteopatiasaúde, qualquer relação profissional.
Assim, a Osteiopatiasaúde declina toda a responsabilidade caso algum utilizador deste site não considere o respectivo conteúdo como acima especificado.
A reprodução de parte ou de todo o conteúdo do presente site por qualquer forma, seja em papel, meio electrónico ou outro, para efeitos não individuais e particulares, nomeadamente para efeitos da sua divulgação ou utilização comercial, inclusão em obra ou publicação, é expressamente proibida.
â
É igualmente proibida a utilização de imagens de pessoas exibidas no site. As referidas imagens são propriedade da Osteopatiasaúde ou usadas com a sua autorização, pelo que qualquer uso não autorizado das imagens pode violar a legislação vigente.
Este site contém links para outros sites. A Osteopatiasaúde não é responsável pelos conteúdos destes últimos, nomeadamente pela sua conformidade no que toca à protecção de dados pessoais, direitos de autor e outros.
Data última actualização: Setembro 2019
â
â
Termos de Utilização
OSTEOPATIAâSAĂDE
Ligue já: 965 436 941 217 967 889
"A dor é inevitável,
O sofrimento é opcional"
Carlos Drummond de Andrade
Descubra o que a osteopatia pode fazer por si, ligue-nos agora
âFormigueiro nos dedos - sensação desagradĂĄvel e incĂłmoda.
Formigueiro ou (parestesias) nas mĂŁos, pĂ©s ou em ambos Ă© um sintoma muito comum, incĂłmodo e desagradĂĄvel, habitualmente sem gravidade. Essa sensação torna-se por vezes benigna e temporĂĄria. Qualquer atividade ou posição viciosa que cause pressĂŁo prolongada sobre um ou mais nervos restringindo o fluxo sanguĂneo, como dormir com o pescoço de lado, cruzar as pernas, ler um livro com os braços semi-estendidos, trabalhos de jardinagem ou simplesmente movimentos repetitivos e contĂnuos, podem conduzir ao surgimento de formigueiros. Muitas vezes, o formigueiro pode ser acompanhado por outras mudanças, tais como o ardor ou uma sensação de âalfinetes e agulhas " efeito - que Ă© normalmente indolor â mas que logo Ă© aliviada pela mudança de posição e mobilização da extremidade afetada atravĂ©s da remoção da pressĂŁo que provocou.
Em muitos casos, no entanto, esta sensação de formigueiro pode ser grave, episĂłdica ou crĂłnica. TambĂ©m pode acompanhar outros sintomas. tais como dor, coceira, dormĂȘncia, debilidade e atrofia muscular. Nestes casos, o formigueiro pode ser um sinal de lesĂŁo do nervo, o que pode resultar de causas tĂŁo variadas como as lesĂ”es traumĂĄticas ou lesĂ”es por esforço repetitivo, infeçÔes bacterianas ou virais, exposiçÔes tĂłxicas e doenças sistĂ©micas como a diabetes.
CAUSAS MAIS FREQUENTES
A diabetes é uma das causas mais comuns de neuropatia periférica, representando cerca de 30% dos casos. Na neuropatia diabética, formigueiro e outros sintomas, muitas vezes desenvolvem primeiro em ambos os pés e sobe para as pernas, seguido de formigueiro e outros sintomas que afetam ambas as mãos e braços. Em mais 30% dos casos de neuropatia periférica, a causa é desconhecida ou "idiopåtica".
Os restantes 40% dos casos, tem uma variedade de causas tais como:
CAUSAS CIRCULATĂRIAS
O Formigueiro nos dedos pode ser causada por falta de fluxo sanguĂneo devido a doenças tais como: doença arterial perifĂ©rica, tambĂ©m chamada de doença vascular perifĂ©rica e fenĂłmeno de Raynaud.
CAUSAS ORTOPĂDICAS
Pode igualmente ser causado por vĂĄrias alteraçÔes/ lesĂ”es de natureza estrutural que conduzem Ă disfunção nervo espinal ou das raĂzes nervosas: espondilose, uncodiscartrose, osteĂłfitos (bicos de papagaio), protusĂ”es e hĂ©rnias discais, listeses.
CAUSAS NEUROLĂGICAS
LesĂŁo que provoca disfunção dos nervos perifĂ©ricos, onde se incluem a sĂndroma do canal cĂĄrpico, paralisia dos nervos ulnar, cubital e radial, paralisia do nervo peroneal e do nervo ciĂĄtico poplĂteo externo e neuroma do dedo.
DOENĂAS SISTĂMICAS
Incluem distĂșrbios renais, doenças hepĂĄticas (do fĂgado), danos vasculares e doenças do sangue, amiloidose, doenças do tecido conjuntivo (artrite reumatĂłide, artrite psoriĂĄtica, lĂșpus eritematoso, esclerodermia, sĂndrome de sjogren, espondilite aquilozante, entre outras) e de inflamação crĂłnica, desequilĂbrios hormonais (incluindo hipotireoidismo), e tipos de neoplasias (cancros) e tumores benignos que afetam os nervos.
DĂFICE DE VITAMINAS E MAGNĂSIO
Vitaminas E, B1, B6, B12 e magnĂ©sio sĂŁo essenciais para a função nervosa saudĂĄvel. A deficiĂȘncia de vitamina B12, por exemplo, pode levar a anemia perniciosa, uma importante causa de neuropatia perifĂ©rica. Mas muito B6 tambĂ©m pode causar formigueiro nas mĂŁos e pĂ©s.
AlCOOLISMO
AlcoĂłlicos sĂŁo mais propensos a ter um tiamina ou outras deficiĂȘncias de vitaminas importantes por causa de maus hĂĄbitos alimentares, uma causa comum de neuropatia perifĂ©rica. TambĂ©m Ă© possĂvel que o prĂłprio alcoolismo pode causar danos nos nervos, uma condição que alguns pesquisadores chamam de neuropatia alcoĂłlica.
OSTEOPATIA Ă© para toda a famĂlia, desde os mais novos aos mais idosos.
DORES NAS COSTAS ? Hérnias e protusÔes discais, ciåticas, lombalgias, dorsalgias, artroses ...
LESĂES PROVOCADAS PELO TRABALHO ? MĂĄ postura, stress, esforços repetitivos...
OSTEOPATIA Ă© para toda a famĂlia, desde os mais novos aos mais idosos.
Prestamos cuidados de osteopatia ao domicĂlio na regiĂŁo da grande Lisboa.