top of page

​Formigueiro nos dedos - sensação desagradável e incómoda.

Formigueiro ou (parestesias) nas mĂŁos, pĂ©s ou em ambos Ă© um sintoma muito comum, incĂłmodo e desagradĂĄvel, habitualmente sem gravidade. Essa sensação torna-se por vezes benigna e temporĂĄria. Qualquer atividade ou posição viciosa que cause pressĂŁo prolongada sobre um ou mais nervos restringindo o fluxo sanguĂ­neo, como dormir com o pescoço de lado, cruzar as pernas, ler um livro com os braços semi-estendidos, trabalhos de jardinagem ou simplesmente movimentos repetitivos e contĂ­nuos, podem conduzir ao surgimento de formigueiros. Muitas vezes, o formigueiro pode ser acompanhado por outras mudanças, tais como o ardor ou uma sensação de “alfinetes e agulhas " efeito - que Ă© normalmente indolor – mas que logo Ă© aliviada pela mudança de posição e mobilização da extremidade afetada atravĂ©s da remoção da pressĂŁo que provocou.

 

Em muitos casos, no entanto, esta sensação de formigueiro pode ser grave, episĂłdica ou crĂłnica. TambĂ©m pode acompanhar outros sintomas. tais como dor, coceira, dormĂȘncia, debilidade e atrofia muscular. Nestes casos, o formigueiro pode ser um sinal de lesĂŁo do nervo, o que pode resultar de causas tĂŁo variadas como as lesĂ”es traumĂĄticas ou lesĂ”es por esforço repetitivo, infeçÔes bacterianas ou virais, exposiçÔes tĂłxicas e doenças sistĂ©micas como a diabetes.

 

CAUSAS MAIS FREQUENTES

A diabetes é uma das causas mais comuns de neuropatia periférica, representando cerca de 30% dos casos. Na neuropatia diabética, formigueiro e outros sintomas, muitas vezes desenvolvem primeiro em ambos os pés e sobe para as pernas, seguido de formigueiro e outros sintomas que afetam ambas as mãos e braços. Em mais 30% dos casos de neuropatia periférica, a causa é desconhecida ou "idiopåtica".

 

Os restantes 40% dos casos, tem uma variedade de causas tais como:

 

CAUSAS CIRCULATÓRIAS

O Formigueiro nos dedos pode ser causada por falta de fluxo sanguíneo devido a doenças tais como: doença arterial periférica, também chamada de doença vascular periférica e fenómeno de Raynaud.

 

CAUSAS ORTOPÉDICAS

Pode igualmente ser causado por vårias alteraçÔes/ lesÔes de natureza estrutural que conduzem à disfunção nervo espinal ou das raízes nervosas: espondilose, uncodiscartrose, osteófitos (bicos de papagaio), protusÔes e hérnias discais, listeses.

 

CAUSAS NEUROLÓGICAS

Lesão que provoca disfunção dos nervos periféricos, onde se incluem a síndroma do canal cårpico, paralisia dos nervos ulnar, cubital e radial, paralisia do nervo peroneal e do nervo ciåtico poplíteo externo e neuroma do dedo.

 

DOENÇAS SISTÉMICAS

Incluem distĂșrbios renais, doenças hepĂĄticas (do fĂ­gado), danos vasculares e doenças do sangue, amiloidose, doenças do tecido conjuntivo (artrite reumatĂłide, artrite psoriĂĄtica, lĂșpus eritematoso, esclerodermia, sĂ­ndrome de sjogren, espondilite aquilozante, entre outras) e de inflamação crĂłnica, desequilĂ­brios hormonais (incluindo hipotireoidismo), e tipos de neoplasias (cancros) e tumores benignos que afetam os nervos.

 

DÉFICE DE VITAMINAS E MAGNÉSIO

Vitaminas E, B1, B6, B12 e magnĂ©sio sĂŁo essenciais para a função nervosa saudĂĄvel. A deficiĂȘncia de vitamina B12, por exemplo, pode levar a anemia perniciosa, uma importante causa de neuropatia perifĂ©rica. Mas muito B6 tambĂ©m pode causar formigueiro nas mĂŁos e pĂ©s.

 

AlCOOLISMO

AlcoĂłlicos sĂŁo mais propensos a ter um tiamina ou outras deficiĂȘncias de vitaminas importantes por causa de maus hĂĄbitos alimentares, uma causa comum de neuropatia perifĂ©rica. TambĂ©m Ă© possĂ­vel que o prĂłprio alcoolismo pode causar danos nos nervos, uma condição que alguns pesquisadores chamam de neuropatia alcoĂłlica.

bottom of page